quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Instalação do Windows Com Autonomia; um sonho realizado

Desde que comecei a adentrar o mundo da informática lá pelos idos de 2008, pouco mais de um ano após ter ficado cego aos 22 anos de idade, comecei a ser incomodado por uma questão que pode ser resumido em uma única palavra: “autonomia”.

Desde o princípio me incomodava ter que aguardar a boa vontade alheia para configurar algo que não sabia fazer, para instalar algum programa que desejava ter e então procurei me esforçar para ir derrubando essas barreiras, mas cheguei em um ponto que parecia intransponível, poder instalar o Windows com autonomia. Precisava muito poder fazer isso sozinho, pois como sempre gostei de “fuçar” muito, frequentemente comprometia o sistema operacional a ponto de não mais conseguir inicializá-lo, precisando então de “olhos amigos” para me ajudar na tarefa de recuperá-lo.

Essa situação perdurou do início da minha aventura pelo mundo da informática até o início do mês de Abril deste ano de 2013, quando Antonio Cezar um amigo de participação em grupos de discussão compartilhou uma mensagem que nos colocou a par da existência de um trabalho desenvolvido por um espanhol de nome José Manuel Delicado, onde através do mesmo é possível que uma pessoa cega execute a instalação do Windows com total autonomia. Acredito que não precisaria dizer que fiquei entusiasmado com tal notícia, mas havia um problema, o idioma. Comecei então a estudar uma forma de remediar essa questão e após algum tempo me desafiando, enfim consegui integrar o idioma PT-BR e realizar mais algumas mudanças que já permitiu a nós brasileiros e falantes do português usufruir de tal maravilha.

Entretanto não fiquei satisfeito com o resultado, pois havia muitas limitações para um uso legal da ferramenta e comecei a pesquisar e trabalhar em busca de algo nativamente PT-BR e com flexibilidade. Nesse caminhar tive a felicidade de encontrar um trabalho desenvolvido por um grupo internacional e a partir daí com muito esforço enfim consegui em meados de Julho deste ano 2013 chegar a um primeiro bom resultado, a ferramenta Windows PE em PT-BR que já nos permitiu disparar a instalação do Windows com autonomia, além de realizar algumas tarefas relevantes para os que atuam como técnico de informática, mas ainda faltando uma parte importante a ser resolvida. A fase final da instalação ainda nos obrigava a precisar de “olhos amigos” para nos auxiliar com as janelas de configurações comuns e conhecidas por quem já instalou o Windows.

Muito motivado pelas conquistas iniciais, parti para cima da questão restante e mais uma vez com muitas pesquisas e horas de trabalhos, finalmente no início do mês de Agosto deste ano 2013 pude finalmente compartilhar com os amigos participantes do grupo de discussão que criei e modero, assim como nos outros que participo e através de outros meios a primeira versão do Windows 7 Automatizado. Para quem não conhece, isso é um arquivo de “imagem” da mídia de instalação do Windows 7 com a maior parte do seu processo de instalação “automatizado”, ou seja, configurado para não necessitar da intervenção do usuário que está executando a mesma.

Com o Windows PE e este Windows Automatizado, desde então torna-se possível que qualquer pessoa cega com alguns conhecimentos de informática proceda a instalação do Windows 7 com autonomia tanto para uso pessoal, quanto para terceiros podendo ganhar alguma remuneração por esse trabalho.

Para mim que trazia este desejo latente e para todos os outros amigos falantes do idioma português, não tenho dúvidas que tornou-se um divisor de águas, já que desde os primórdios do desenvolvimento do SO Windows, pela primeira vez pudemos “ver” através do leitor de telas como é o processo de instalação do Windows e realizá-lo com nossas próprias mãos.

Se compreenderam um pouquinho da minha personalidade com o histórico acima, devem imaginar que não parei por aí (risos). Logo mais consegui gerar o Windows 8 automatizado e proporcionar também a instalação autônoma desta versão do SO.

Agora chega né, não… Não parei por aí, neste final de semana início de Novembro de 2013 acabei de compartilhar através dos meios já citados novas versões dos arquivos de “imagem” da mídia de instalação do Windows 7 e 8… Agora além de serem automatizados, estes contam com a instalação automática do leitor de telas NVDA, permitindo que logo ao ser finalizado a instalação do SO a pessoa já possa fazer uso do mesmo.
E não parei por aí, em breve disponibilizarei o Windows 8.1 nos mesmos moldes, pretendo para o período de férias gerar uma nova versão do Windows PE e se possível atender ao pedido de muitos amigos, que é permitir a instalação autônoma do Windows XP.
E se Deus permitir e me abençoar ainda pretendo contribuir com muito trabalho a essa nossa comunidade que merece.

Para os interessados, todo esse trabalho se encontra disponível através do seguinte endereço:
http://www.wuala.com/ROMALEIF/Sistemas%20Operacionais/


Texto feito por: Odenilton Júnior.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem algo a acrescentar ou então ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.